* Cuidados na sua Segurança Pessoal

Cuidados Gerais


·         Ande sempre observando todos os lados e todos a seu redor;

·         No caso de identificar algum suspeito, mude sua direção, vá para lugares movimentados, entre em algum comércio, se possível ande mais depressa ou corra, pois ele não irá fazer o mesmo para não chamar atenção. Se continuar lhe seguindo acione a polícia.


·         Mantenha uma distância segura de um suspeito, de preferência uns 20 metros.



·         O criminoso não quer ser exposto, pois isso contraria seu modus operandi, ele sempre irá escolher suas vítimas que lhe pareceram mais frágeis e despreparadas.


·         Em uma abordagem mantenha a calma, não transmita sentimentos de raiva ou de vingança, faça movimentos suaves e fale com calma, faça sempre o criminoso se sentir no controle da situação.


·         ATENÇÃO!!! Criminosos usam mulheres e crianças para fazerem emboscadas. Ao invés de parar para ajudar siga adiante e acione a polícia, é a medida mais sensata a tomar.


Cuidados no BANCO
·         Apesar de existir uma LEI que proíba uso de celular dentro de agencias bancarias, nem todos cumprem e não existe uma fiscalização apropriada para que seja cumprida a risca. Mas algumas atitudes a serem tomadas podem ajudar a manter sua segurança em um banco:
o   Quando estiver na fila ou em espera, observe quem está dentro do banco, se fala com alguém ou no celular lhe observando;
o   Se notar que esta lhe seguindo ao se aproximar da porta, evite sair, vá ao caixa eletrônico ou disfarce de alguma outra forma, espere um pouco e saia com muito cuidado;
o   Evite fazer retiradas de grande valor, hoje existem outros meios de fazer pagamentos em vez de dinheiro, trabalhe com pagamentos eletrônicos, débitos, etc.
o   Mas se realmente tiver que fazer um saque de valor alto, evite falar isso com pessoas do trabalho ou de pouca convivência, não vá sozinho, peça para familiares e ou pessoas de confiança para lhe acompanharem, sempre estacione próximo da saída do banco, de preferência peça para alguém dirigir o carro e quando for sair, tomando os cuidados citados acima, avise para que ele pare em frente ao banco.


o   Tome muito cuidado nos caixas eletrônicos com os “chupa-cabra”, referindo esse termo ao ataque lógico, é um aparelho instalado no leitor do cartão. É um objeto diferente e de fácil percepção, tome cuidado se ele aparentar estar colado ou diferente dos outros, se desconfiar avise a agência e procure outro caixa.
o   Nunca aceite ajuda de estranhos e caso seu cartão fique preso no caixa eletrônico não ligue para nenhum numero que não seja 0800 do banco não ligue para números estranhos, como já citamos não aceite ajuda de estranhos pois esses criminosos ficam por perto e se passam por clientes para coagirem para que você ligue para o numero que estará visível na agência, vão solicitar sua senha e alguns dados pessoais e “cancelaram” o cartão, não acredite, pois vão pedir para que você abandone o cartão cancelado, que depois disso iram retirar e utilizar seu cartão com seus dados e senha.

Cuidados no SHOPPING
·         De preferência para compras em shoppings, onde lhe trará maior conforto e acima de tudo segurança, pois nesses locais existem equipes para auxilio médico e vigilantes, mas tome cuidado nas considerações abaixo.
o   Os shoppings atraem muita gente com más intenções, onde poderão tentar lhe persuadir a “ajudar” com dinheiro ou produtos, com frases como: minha mãe ou meu filho esta doente, etc.
o   Tome muito cuidado com sua carteira, celular e outros bens, porque podem ser furtados em esbarrões ou por coação, com sua bolsa deixe-a sempre fechada, lembre-se esses criminosos são especialistas no que fazem.


o   Fique sempre atento as crianças e não deixe objetos de valor com elas, pois podem perder ou entregar para um desconhecido.
o   Evite andar com dinheiro, todas as lojas aceitam pagamentos com cartões de crédito e débito.


o   Fique atento as recomendações de segurança do shopping, e NUNCA entre em uma escada rolante com carrinho de bebe, pois podem trancar e causar um acidente, com crianças menores de 10 anos segure pela mão e de preferência leve-o no colo para evitar acidentes.
o   E muita atenção, criminosos buscam vitimas de seqüestro em shopping também, então se perceber que alguém lhe segue e observa acione a segurança e a policia.


Cuidados no TRANSITO e na ESTRADA

o   No transito e na estrada, tome cuidado com carros que possam estar lhe seguindo por algum tempo, se possível reduza a velocidade e deixe passar e sumir de vista, não acelere ou ultrapasse os limites de velocidade para fugir, pois poderá causar um acidente.

o   Nos semáforos não pare com as janelas abertas, e nunca deixe objetos de valor a mostra, carregue algumas carteiras vazias junto no carro, se abordado entregue uma carteira falsa, o criminoso dificilmente vai conferir se tem algo na carteira na hora, só notará depois.

o   Ande sempre com as portas trancadas, e certifique-se que o porta malas também esteja trancado.

o   Não abuse nas películas, pois se for vitima de seqüestro dificultará a visualização da policia para dentro do veiculo.

o   Se possível instale um rastreador no veiculo, às vezes este serviço pode ser caro, mas o custo beneficio é muito alto.

o   Verifique sempre o nível de água, os pneus e a gasolina, para evitar ter que parar com o carro em locais perigosos.

o   Se estacionar o carro em vias públicas e depois de entrar no carro verificar que tem algo obstruindo sua visão no vidro traseiro, não saia do carro para retirar o objeto, utilize os espelhos retrovisores e pare somente em locais seguros, mas tenha certeza que seja um local seguro.

o   Se parar em locais que tenha flanelinha, evite arrumar confusão e acione a policia longe deles, pois isso é ilegal, se eles mostrarem autorização de comerciantes para esse serviço, denuncie na prefeitura e na policia, pois como já citamos é ilegal.




DICAS DE ALERTA (como agir em relação a estranhos que te abordam na rua)

Encanto: perceba sempre a diferença entre "ser encantador" e "querendo te encantar".

Uso do plural: estabelece uma atitude de "estamos no mesmo barco". Isso é uma sofisticada manipulação, um companheirismo forçado. A defesa tem que ser uma recusa clara a não aceitar a ajuda não solicitada.

Detalhes: quem quer iludir dá detalhes demais. Quando as pessoas mentem, o que dizem não soa acreditável e por isso ficam falando...

Classificação: alguém com más intenções poderá te qualificar de forma crítica. O objetivo será te levar a provar que a opinião dele está errada (exemplo: dizer que você é metida porque não deu bola pra cantada). Ele espera uma reação, então a melhor defesa é o silêncio. Ignore!

Promessa não solicitada: este é um grande sinal de perigo. Sabe o que leva alguém a te prometer algo, nessa situação? A pessoa vê que você não está convencido... (exemplo: dizer que vai te ajudar a carregar sacolas de compras só até a porta de sua casa e que depois vai embora).

Ignorar o seu NÃO: é um outro típico sinal de perigo. Isso indica que a pessoa está procurando o controle da situação ou se recusando a largá-lo. Nunca afrouxe depois de dizer um não a algum estranho. Jamais o deixe pensar que você aceita negociar. Se precisar de ajuda na rua, é melhor que você a peça do que aceitar uma que não solicitou.

REGRA BÁSICA: se desconfiar que alguém possa ser um bandido, então considere que seja um!

Desconfie de quem em situações de alto estresse reage como se nada estivesse acontecendo.

Suspeite muito de pessoas que se mostrem muito interessantes de cara, perfeitas, oferecem mundos e fundos, falam o que você gosta de ouvir, adoram contar vantagem e se tornam repetitivas.


Att. Rainier Nespolo
Investigador Criminal - AIIC.
Perito em Segurança Institucional - Reten-IP