Exame e Pericia Toxicológica


Agendamento de Exames:
atendimento.conesseg@gmail.com ou (49) 3328-5841 - 3322-1396 - 3322-1429


O exame toxicológico possui várias aplicações, para encontrar indícios de exposição ou ingestão de produtos tóxicos, drogas de abuso e substâncias potencialmente causadoras de intoxicações.

Nós da Divisão de Narcóticos da Agência Institucional de Inteligência Civil representando a Psychemedics somos focados unicamente no exame toxicológico para detecção do consumo de drogas de abuso, também conhecidos como "testes de drogas".

Provemos exames toxicológicos para comprovação do abuso de drogas com avaliação do padrão de consumo com validade jurídica em todo o território nacional.

Nossos testes de drogas de larga janela de detecção são usados - por vezes - em processos de guarda de filhos, em comprovação da condição de dependente para defesa criminal e sempre que há a necessidade de se comprovar - através de método científico - o uso de drogas (cocaína, crack, maconha, ecstasy, metanfetaminas, etc..) com obtenção de laudo toxicológico de plena aceitação jurídica.

Nossos exames podem ser realizados em qualquer parte do território nacional; Consulte-nos a respeito e solicite maiores informações.

É importante frisar que tal exame toxicológico, o RIAH, somente é realizado com autorização expressa do doador.

Existem diversas tecnologias de exame toxicológico;

  • Exame toxicológico instantâneo - Parecidos com testes caseiros para gravidez, são baratos e rápidos, porém muito pouco confiáveis e com janela de detecção curta; Usam como base de teste fluídos corporais, como urina e suor.

  • Exame toxicológico laboratorial - É realizado em laboratórios a partir de amostras biológicas - queratina (cabelo ou pelos), sangue, urina ou saliva. Caso o laboratório possuir boas práticas técnicas o exame é confiável, mas há de se considerar, no entanto, as limitações de cada tecnologia e refletir a respeito do uso do exame toxicológico.

Os testes laboratoriais baseados em fluídos corporais não conseguem ter uma janela de detecção (período no qual o exame é capaz de detectar o consumo de drogas) maior do que alguns dias (até 7 dias para maconha e menos de 3 dias para todas outras drogas, como cocaína, crack, ecstasy, anfetaminas...); Também não podem quantificar a droga consumida. Seu uso é indicado para situações onde é importante saber se houve o consumo recente da droga, tal como procedimentos pós-acidentes.


Já o exame toxicológico baseado em amostras de queratina possui uma janela de detecção muito maior (nosso exame padrão tem a janela de até 6 meses) e pode diferenciar a quantidade de drogas utilizada (nossos laudos vêm com uma escala de levíssimo a pesadíssimo) além de terem uma coleta mais fácil e menos invasiva. Essa tecnologia de exame toxicológico é mais cara que exames de urina e não detectam o consumo recente, somente após cerca de 7 dias. São muito mais eficientes em processos admissionais, randômicos ou onde é necessária uma avaliação da quantidade de droga consumida, tal qual no uso para diagnóstico ou acompanhamento de usuários de drogas sob tratamento e na utilização em processos judiciais.

A Psychemedics provê apenas a tecnologia de exame toxicológico em amostras de queratina (cabelo ou pêlos); Somos os desenvolvedores originais da tecnologia - datada dos anos 80 - e o maior laboratório de testes de drogas do mundo, com milhões de exames realizados todos os anos.

A tecnologia de exames toxicológicos em amostras de cabelo foi originalmente pesquisada pela Marinha de Guerra Americana - US NAVY - que buscava uma alternativa a mais aos exames de urina utilizados em seus programas de controle do consumo de Álcool e Drogas e prevenção de acidentes. Em meados dos anos 80 os pesquisadores originais retiraram-se da Marinha de Guerra e fundaram a Psychemedics Corporation com o objetivo de prover essa tecnologia para o mercado privado.

Em 1988 lançamos comercialmente nosso único serviço - e o mantemos único até hoje por uma questão de foco - o RIAH, que é um exame de detecção de consumo de drogas de larga janela de detecção e alta sensibilidade.

Características RIAH

  • Ampla gama de drogas pesquisadas - o RIAH atualmente detecta 12 drogas, entre elas:
    • Maconha e derivados (skunk, haxixe...)
    • Cocaína e derivados (crack, merla...)
    • Anfetaminas (diferenciamos o consumo terapêutico do abusivo)
    • Metanfetaminas (speed, ice, meth...)
    • Ecstasy (MDMA)
    • Ecstasy (MDA)
    • Ecstasy (MDE)
    • Heroína,
    • Morfina,
    • Codeína,
    • Oxicodine,
    • PCP

Novas drogas são adicionadas sem custos extras periodicamente a fim de mantermos o RIAH atualizados com as drogas mais recentes.

  • Avaliação da quantidade da droga consumida - nossos laudos positivos apresentam uma avaliação estatísticaA avaliação estatística leva em conta vários fatores para classificar o padrão de consumo, entre eles a concentração de cada droga ou metabólito na amostra, o histórico brasileiro para aquela determinada droga e, com um peso menor, o histórico internacional da droga em nossos exames; É importante entender que trata-se de uma avaliação estatística que não deve ser levada em consideração isoladamente.- de levíssimo a pesadíssimo - de cada entorpecente encontrado;
  • Perfeita cadeia de custódia e laudos com validade jurídica - O exame RIAH apresenta uma série de lacres e documentos especialmente desenvolvidos apara atender a legislação brasileira; Além disso, todos os passos de cada um dos exames RIAH que processamos são registrados, assinados e microfilmados e armazenados por 10 anos, possibilitando um levantamento a qualquer momento de qualquer exame. Nossos laudos, quando realizados dentro dos padrões de cadeia de custódia, são emitidos com validade jurídica, o que é importante em certas aplicações, como por exemplo em processos admissionais e jurídicos.
  • Coletas simples e sem constrangimentos - cabelos ou pêlos podem ser colhidos facilmente, fora de um ambiente laboratorial. Além disso podem ser testemunhadas - para exames com cadeia de custódia - sem constrangimento.
  • Facilidades logísticas - a queratina não é perecível ou contaminante como a urina ou o sangue;
  • Possibilidade de confirmações a qualquer tempo - uma das características únicas dos exames toxicológicos baseados em amostras de cabelo é que eles podem ser facilmente estocados para confirmações posteriores em casos de contestação dos resultados. Os exames RIAH tem parte das amostras armazenados por 5 anos.
  • Laudos a prova de falsificação - nossos laudos são impressos em papel de segurança da Casa da Moeda, com selos holográficos e com assinatura eletrônica para autenticação via internet.

Bases científicas

Quando uma pessoa utiliza drogas estas entram em sua corrente sanguínea e alimentam os bulbos capilares que produzem continuamente cabelos e pêlos. Ocorre que uma pequena parte dessa droga e mais tarde de seus metabólitosSubstâncias produzidas a partir da metabolização das drogas pelo fígado. são depositados em quantidades proporcionais as consumidas, na estrutura do cabelo ou pêlo que está sendo formada naquele momento. Essas quantidades são muito pequenas, mas através de técnicas especiais podem ser detectados e quantificados com extrema precisão e segurança.


Nem todos exames de cabelo são iguais.

Existem exames de drogas baseados em cabelos que, realizados sem o rigor científico necessário, são ineficazes e passíveis de contestações. Isso não se aplica ao RIAH. Nós possuímos todas as aprovações possíveis dos principais institutos científicos do mundo, entre eles o FDA - [Food and Drug Administration] além da acreditação de mais de 5.000 clientes corporativos no mundo, entre eles instituições com imensa capacitação forense, como FBI e o US NAVY.





Principais diferenças entre exames toxicológicos baseados em amostras de queratina (cabelo e pêlos), urina, saliva e sangue.

  1. Janela de detecção
    • Urina ou sangue: 2 a 3 dias para todas as drogas com exceção da maconha que possui uma janela de até 20 dias.
    • Cabelo: O exame RIAH tem janela típica de 90 dias podendo chegar até 180 dias ou mais.
  2. Possibilidade de avaliação do padrão de consumo
    • Urina ou sangue: não é possível.
    • Cabelo: Sim, é possível avaliar o padrão de consumo dentro da janela de detecção do exame. Essa avaliação vai de levíssimo a pesadíssimo.
  3. Coleta
    • Urina ou sangue: Na urina a coleta assistida é constrangedora e depende da disposição a urinar. leva, em média de 15 a 20 minutos. Na coleta de sangue o procedimento é de fácil testemunho, porém invasivo e de difícil realização, exigindo procedimentos especializados de coleta.
    • Cabelo: A coleta, limpa e rápida (5 minutos, em média). Pode ser testemunhada sem constrangimentos.
  4. Armazenamento e transporte
    • Urina ou sangue: Altamente perecíveis. Demandam transporte especializado e refrigeração.
    • Cabelo: Não é perecível. Pode ser armazenado indefinitivamente e enviado via correio para o laboratório.



Exames Toxicológicos em Empresas

O abuso de drogas pode comprometer seriamente o desempenho laboral e traz um aumento significativo de acidentes de trabalho.

A Psychemedics Brasil pode oferecer soluções completas para aplicação de exames toxicologicos em empresas; Nossa liderança mundial combinada com experiência Brasileira de mais de 9 anos nos permite oferecer a melhor tecnologia, os melhores serviços e a melhor relação custo benefício em programas corporativos de controle de Álcool e Drogas.

Em conjunto com nosso parceiro UNIAD - Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Escola Paulista de Medicina, oferecemos:

  • Exames toxicológicos RIAH, especialmente desenvolvidos para empresas, com larga janela de detecção;
  • Softwares e sistemas dedicados;
  • Certificação independente de práticas de A&D;
  • Consultoria de políticas corporativas de Álcool & Drogas;
  • Capacitação de profissionais junto a UNIFESP;
  • Consultoria de comunicação interna;
  • Consultoria de rede de tratamento;

Entre em contato conosco para maiores informações.

Um comentário:

  1. Bom dia !
    Gostaria de saber se em caso da perícia der resultado levíssimo, o condutor consegue renovar a CNH.

    ResponderExcluir